Estado e território nacional - Projeto Geografando

Post Top Ad

11 setembro 2017

Estado e território nacional



As fronteiras podem ser internas ou externas. As primeiras subdividem um país em subespaços, como os estados brasileiros. As fronteiras externas são as divisas entre Estados — entidades soberanas com estrutura e organização política próprias, um território e um povo.Constitui o Estado o conjunto das instituições nacionais, como os trés poderes (Executivo, Judiciário), as Forças Armadas e os demais órgãos que administram uma nação. 

O território nacional é, portanto, a área apropriada, controlada e administrada por um Estado, na qual este exerce sua soberania e à qual se limita o exercício da lei.  

A soberania consiste na liberdade de um Estado exercer poder político sobre seu território, sem intervenção de outros países ou grupos. As leis são aplicadas aos indivíduos que se encontram nos limites territoriais de cada Estado.

O País Basco está dividido entre os territórios da França e Espanha

Nação

A população de um pais é constituída por diferentes grupos. Quando partilham a  mesma origem, língua, religião ou cultura, esses grupos formam uma nação. Esta, por sua vez, submete-se a constituição, ao governo e às instituições do pais onde se localiza. Assim, um mesmo país pode abrigar em seu território nações distintas. O Brasil, por exemplo, abriga diversas nações indígenas, que, por se localizarem no território brasileiro, respondem aos desígnios do Estado nacional brasileiro. 

Ha casos em que o sentimento e a identificação nacional ultrapassam a fronteira de um país, como é o caso da nação basca. Os bascos povoam o extremo norte da Espanha e o sudoeste da Franca. Mais de do território que ocupam está na Espanha (veja o mapa). Esse povo possui uma cultura com traços próprios. A língua basca, o Euskara, que não faz parte do grupo de línguas indo-europeias, é um bom exemplo. Embora estejam divididos em deis países. os basãos compartilham características que os unificam, partilhando sentimentos de identidade e nacionalidade.

Existe um movimento separatista que defende a criação de um Estado basco autônomoO principal grupo que luta por essa causa é o ETA (Euskadi Ta Askata_suna. que, na língua basca, significa "Pania Basca e Liberdade"), que, desde 1959, reivindica a independência do território basco. Envolvido em diversos atentados violentos ao longo dos anos, o grupo anunciou em 2011 o fim da luta armada.

Um time, uma nação, duas seleções nacionais

Jogadores de Bilbal durante um jogo contra o Granada

Bixente Lizarazu, o primeiro basco de origem francesa a jogar pelo Athletic Bilbao, foi campeão do mundo de futebol em 1998 na seleção francesa. Em 2010, o jogador basco Fernando Llorente conquistou o campeonato mundial de futebol na seleção da Espanha.
O Athletic Bilbao, tradicional clube de futebol da cidade de Bilbao (província de Biscaia), não aceita em sua equipe jogadores que não sejam bascos. O time conta apenas com jogadores franceses e espanhóis nascidos dentro dos limites do País Basco. 

Mas, se um jogador basco se destacar, ele pode jogar pela seleção espanhola ou francesa. dado que o País Basco, embora tenha um povo, não é uma nação soberana e autônoma.

Fonte: Ser Protagonista

Nenhum comentário:

Post Bottom Ad