O País Basco está dividido entre os territórios da França e Espanha
Nação
A população de um pais é constituída por diferentes grupos. Quando partilham a mesma origem, língua, religião ou cultura, esses grupos formam uma nação. Esta, por sua vez, submete-se a constituição, ao governo e às instituições do pais onde se localiza. Assim, um mesmo país pode abrigar em seu território nações distintas. O Brasil, por exemplo, abriga diversas nações indígenas, que, por se localizarem no território brasileiro, respondem aos desígnios do Estado nacional brasileiro.
Ha casos em que o sentimento e a identificação nacional ultrapassam a fronteira de um país, como é o caso da nação basca. Os bascos povoam o extremo norte da Espanha e o sudoeste da Franca. Mais de do território que ocupam está na Espanha (veja o mapa). Esse povo possui uma cultura com traços próprios. A língua basca, o Euskara, que não faz parte do grupo de línguas indo-europeias, é um bom exemplo. Embora estejam divididos em deis países. os basãos compartilham características que os unificam, partilhando sentimentos de identidade e nacionalidade.
Existe um movimento separatista que defende a criação de um Estado basco autônomo. O principal grupo que luta por essa causa é o ETA (Euskadi Ta Askata_suna. que, na língua basca, significa "Pania Basca e Liberdade"), que, desde 1959, reivindica a independência do território basco. Envolvido em diversos atentados violentos ao longo dos anos, o grupo anunciou em 2011 o fim da luta armada.
Um time, uma nação, duas seleções nacionais
Jogadores de Bilbal durante um jogo contra o Granada
Bixente Lizarazu, o primeiro basco de origem francesa a jogar pelo Athletic Bilbao, foi campeão do mundo de futebol em 1998 na seleção francesa. Em 2010, o jogador basco Fernando Llorente conquistou o campeonato mundial de futebol na seleção da Espanha.
O Athletic Bilbao, tradicional clube de futebol da cidade de Bilbao (província de Biscaia), não aceita em sua equipe jogadores que não sejam bascos. O time conta apenas com jogadores franceses e espanhóis nascidos dentro dos limites do País Basco.
Mas, se um jogador basco se destacar, ele pode jogar pela seleção espanhola ou francesa. dado que o País Basco, embora tenha um povo, não é uma nação soberana e autônoma.
Fonte: Ser Protagonista
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário