Ainda se recuperando dos estragos feitos pelo furacão Harvey, os EUA estão se preparando para uma tempestade ainda mais perigosa - o furacão Irma. Com velocidade do vento atingindo cerca de 300 Km/h, Irma agora é considerado o furacão mais poderoso do Oceano Atlântico. É o segundo mais poderoso da bacia do Atlântico, que inclui o Oceano Atlântico, o Mar do Caribe e o Golfo do México, atrás do furacão Allen, em 1980, que atingiu os ventos de 305 km/h.
O US National Hurricane Center (Centro Nacional de Furacões dos EUA) mantem os alertas de segurança para as ilhas do Caribe. O furacão de categoria 5 é esperado para atingir a terra firme na Flórida no fim de semana, onde os moradores já foram orientados a evacuar. Ele permanecerá pelo menos em um furacão de categoria 4 nos próximos dias, mas o perigo que ele representa não pode ser subestimado.
Imagens de satélite mostram o furacão Irma próximo a Porto Rico
Se Irma atingir a Flórida como um furacão de categoria 4 ou superior, esta será a primeira vez que duas tempestades tão fortes atingem os EUA na mesma temporada em duas semanas. À medida que os oceanos se aquecem devido às mudanças climáticas, eles fornecem mais combustível para os furacões, que são intensificados pela água aquecida. Irma está atualmente sobre o oceano que está 1° C mais quente que o normal.
A tempestade tropical José, que está por trás de Irma, deverá se transformar em um furacão de categoria 2 nos próximos dias. Não é esperado que atinja os Estados Unidos, mas pode causar estragos nas ilhas do nordeste do Caribe. Já a tempestade tropical Katia está se formando no golfo do México e poderá se transformar em um furacão. Se as condições atmosféricas não mudarem, o Atlântico Norte terá três furacões simultâneos.
We now have 3 hurricanes in the Atlantic: #Katia (left), #Irma (center), and #Jose (right). #GOES16 pic.twitter.com/139CRos9Ap— NASA SPoRT (@NASA_SPoRT) 6 de setembro de 2017
Veja as imagens que um avião do NOAA ( Administração Nacional Oceânica e Atmosférica) fez enquanto sobrevoava o furacão Irma.
Companhe as atualizações em tempo real sobre a tempestade Irma clicando aqui!
Fonte: NOAA, The Guardiam, NASA SPoRT
Nenhum comentário:
Postar um comentário