Os tipos de climas no mundo - Projeto Geografando

Post Top Ad

06 setembro 2017

Os tipos de climas no mundo


As diferentes combinações dos fatores climáticos dá origem a vários tipos de clima. O planisfério a seguir apresenta uma classificação por grandes regiões do planeta; portanto, não fornece informações sobre as diferenças encontradas no interior de cada região, como as decorrentes das variações locais de altitude e de outras características de relevo, e dos graus diferenciados de urbanização. Dois dos elementos do clima (temperatura e umidade) estão expressos nos gráficos (climogramas) a seguir.



Esse mapa foi adaptado da classificação de Köppen, na qual são consideradas as médias de temperaturas e chuvas em um intervalo de pelo menos 30 anos.



POLAR OU GLACIAL

Estação americana de pesquisas científicas Amundsen-Scott próxima ao Polo Sul


O clima polar ocorre em regiões de latitudes elevadas, próximas aos círculos polares Ártico e Antártico, onde, por causa da inclinação do eixo terrestre, há grande variação na duração do dia e da noite e, consequentemente, na quantidade de radiação absorvida ao longo do ano. Aí também os raios solares sempre incidem de forma oblíqua. São climas que se caracterizam por baixas temperaturas o ano inteiro, atingindo no máximo 10 ºC nos meses de verão, em regiões em que a camada de neve e gelo que recobre o solo derrete e o dia é muito mais longo que a noite.




TEMPERADO E FRIO


O Clima frio e temperado é apenas nas zonas climáticas temperadas e frias desta classificação que encontramos uma definição clara das quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Há uma nítida distinção entre as localidades que sofrem influência da maritimidade ou da continentalidade. No clima temperado oceânico a amplitude térmica é menor e a pluviosidade, maior. No clima temperado continental as variações de temperatura diária e anual são bastante acentuadas e os índices pluviométricos são menores.




MEDITERRÂNEO



O clima mediterrâneo está presente em regiões que apresentam esse clima têm verões quentes e secos, invernos amenos e chuvosos. Observe sua distribuição nas médias latitudes, em todos os continentes e o climograma de Atenas, na Grécia.



TROPICAL


As áreas de clima tropical apresentam duas estações bem definidas: inverno, geralmente ameno e seco; e verão, geralmente quente e chuvoso. observe o climograma de Mumbai.



CLIMA EQUATORIAL


Ocorre na zona climática mais quente do planeta. Caracteriza-se por temperaturas elevadas (médias mensais em torno de 25 ºC), com pequena amplitude térmica anual, já que as variações de duração entre o dia e a noite e de inclinação de incidência dos raios solares são mínimas. Quanto ao regime das chuvas, não é possível generalizar como no caso da temperatura. Nas áreas mais chuvosas o índice supera os 3 000 mm/ano e não há ocorrência de estação seca, mas nas regiões menos chuvosas o índice cai para 1500 mm/ano com três meses de estiagem. Observe o climograma de Manaus, a seguir.





SUBTROPICAL


O clima subtropical é característico das regiões localizadas em médias latitudes, como Buenos Aires (observe o climograma a seguir), nas quais já começam a se delinear as quatro estações do ano. Tem chuvas abundantes e bem distribuídas, verões quentes e invernos frios, com significativa amplitude térmica anual. 



ÁRIDO OU DESÉRTICO 


Por causa da falta de umidade, caracteriza-se por elevada amplitude térmica diária e sazonal. Os índices pluviométricos são inferiores a 250 mm/ano. observe o climograma do Cairo, a seguir. 



CLIMA SEMIÁRIDO


Clima de transição, caracterizado por chuvas escassas e mal distribuídas ao longo do ano. Ocorre tanto em regiões tropicais, onde as temperaturas são elevadas o ano inteiro, quanto em Zonas temperadas, onde os invernos são frios. Veja o climograma de Denver, a seguir.


Os climogramas mostram as médias de temperatura e pluviosidade de um lugar específico e representam as características médias de um tipo climático, que na realidade é diverso. por exemplo, nem toda a área de clima equatorial apresenta um climograma exatamente igual ao de manaus, mas também não difere muito dele. por isso costuma­-se fazer essa generalização de características climáticas de um lugar para uma região. Se gostou do conteúdo, comente e compartilhe nas suas redes sociais.

Fonte: Geografia Geral e do Brasil

Nenhum comentário:

Post Bottom Ad