As placas tectônicas da Terra tornam nosso mundo único. Graças a estas colossais ilhas continentais e oceânicas que flutuam sobre um manto infernal parcialmente fundido, temos oceanos e montanhas, vulcões e terremotos, e até mesmo uma atmosfera.
É por isso que uma equipe de cientistas holandeses da Universidade de Utrecht conjurou um novo banco de dados contendo tudo o que você precisaria saber sobre cada placa tectônica subduzida já descoberta. Estes não são os que forjam o mundo da superfície, mas aqueles que desde então caíram no esquecimento abaixo.
Até tem um nome bastante esplêndido: "O Atlas do Submundo".
Essas 94 placas tectônicas de pedra e fogo são categorizadas por sua idade de formação, sua profundidade, sua localização e muito mais. Apresentando representações visuais deslumbrantes. Este projeto - acompanhado por um artigo na revista Tectonophysics - é uma obra-prima resultado de 17 anos de estudo.
Essas placas, uma vez subduzidas, foram responsáveis por vulcanismo incrivelmente explosivo, terremotos profundamente arrasados e tsunamis devastadores. Se queremos entender alguns dos desastres naturais mais poderosos do planeta, e se queremos entender o passado e o futuro, este Atlas é uma ferramenta essencial.
A anomalia do Himalaia. Os segmentos mais azuis representam partes mais frias manto, que provavelmente serão fragmentos de placas tectônicas antigas.
Muitas dessas placas escondidas foram descobertas usando sismologia . Quando certas ondas (primárias) viajam pelo do solo em direção ao núcleo, elas se movem mais rapidamente através de materiais mais frios e sólidos do que através de materiais mais quentes e parcialmente fundidos. Outro tipo de onda (secundárias) só pode percorrer em sólidos.
Usando essa informação, os geofísicos nos revelaram o funcionamento interno do planeta. Da mesma forma, é assim que essas 94 placas tectônicas ocultas foram identificadas e como o Atlas foi criado.
A anomalia da Arábia, que foi formada durante os últimos anos da era dos dinossauros. |
Estas placas foram submergidas e representam a superfície perdida há muito tempo do planeta. Ao longo dos últimos 300 milhões de anos, eles se separaram completamente, e lentamente desceram para o afundamento desde então.
No entanto, em um sentido muito geológico da palavra, elas são eventualmente soerguem de forma muito violenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário