Tempo Geológico: a História da Terra - Projeto Geografando

Post Top Ad

12 janeiro 2018

Tempo Geológico: a História da Terra


Desde a sua formação, a Terra passou por muitos processos naturais e transformações que originaram ambientes distintos, os quais, em conjunto, formaram o espaço natural terrestre. Houve épocas em que a temperatura do nosso planeta era extremamente alta, com erupções vulcânicas ocorrendo por toda parte. Em outros períodos, a temperatura era muito baixa, e extensas calotas de gelo cobriram grandes porções de sua superfície. 

Durante a história da Terra, diversas espécies de seres vivos surgiram e se desenvolveram. Algumas dessas espécies foram extintas. Outras evoluíram, adaptaram-se às mudanças e existem até hoje. Todas essas transformações ocorreram em centenas de milhões de anos. Os cientistas chamam esse extenso período de tempo geológico. O tempo geológico refere-se, portanto, ao tempo de existência do nosso planeta, ao longo do qual aconteceram inúmeras transformações em seu espaço natural. 

Algumas das principais características de cada etapa da evolução da Terra podem ser representadas na chamada tabela do tempo geológico. Essa tabela é dividida em grandes unidades de tempo, as eras, que, por sua vez, são subdivididas em unidades menores, os períodos, como se observa no quadro abaixo.


De acordo com as teorias cie ntíficas m ais aceitas, a Terra se form ou há cerca de 4,6 bilhões de anos em decorrência da form ação de uma grande nuvem de gases e de poeira cósmica. 

No início, a Terra era uma imensa esfera incandescente e, por isso, não era possível o desenvolvimento de qualquer form a de vida nela. No entanto, ao longo do tempo, o planeta foi se resfriando e, lentamente, form ou-se uma fina camada rochosa em sua parte externa, denominada litosfera ou crosta terrestre.

Durante milhões de anos após a formação do planeta, a superfície terrestre permaneceu com temperaturas altíssimas, o que não possibilitava a existência de seres vivos. 
Durante o resfriamento da Terra, uma grande quantidade de gases desprendeu-se de seu interior, como o hélio, o hidrogênio, o vapor de água e outros gases que deram origem à atmosfera. Nesse longo processo, o vapor de água originou nuvens carregadas de umidade, provocando a precipitação de chuvas torrenciais durante muito tempo.

Com o resfriamento gradual da superfície terrestre, surgiram a litosfera e a atmosfera primitivas, e uma grande quantidade de vapor de água foi expelida do interior do planeta por meio de incessantes erupções vulcânicas.
Passados milhões de anos, essa grande quantidade de água form ou rios, lagos e oceanos primitivos, originando uma porção líquida denominada hidrosfera. Há cerca de 3,5 bilhões de anos, desenvolveram -se nos oceanos as primeiras formas de vida, como bactérias e algas, que começaram a liberar oxigênio para a atmosfera por meio da fotossíntese


0 vapor de água presente na atmosfera foi se condensando e se precipitando na forma de chuvas. A água acomodou-se nas depressões da superfície terrestre, originando a hidrosfera e criando um ambiente propício para o desenvolvimento da vida. 



Fonte. Geografia - Espaço e Vivência

Nenhum comentário:

Post Bottom Ad