Mapa Afetivo: o que é, e como aplicar em sala de aula? - Projeto Geografando

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14 janeiro 2023

Mapa Afetivo: o que é, e como aplicar em sala de aula?



Um mapa afetivo é um tipo de mapa que representa as emoções, sentimentos e opiniões das pessoas em relação a um determinado lugar ou região. Pode ser utilizado para representar a percepção de diferentes grupos de pessoas sobre uma área específica, como a imagem que as pessoas têm de um bairro, de uma cidade ou de uma região.

Os mapas afetivos podem ser criados usando diversas técnicas, incluindo entrevistas, questionários, observação participante e análise de dados de redes sociais. As respostas das pessoas são geralmente representadas como pontos, áreas coloridas ou símbolos em um mapa.

Esses mapas afetivos são úteis para entender como as pessoas se relacionam com o espaço, como eles se sentem em relação a diferentes locais e como as percepções das pessoas podem afetar suas decisões e comportamentos. Eles são usados ​​com frequência em estudos de planejamento urbano e regional, arquitetura, turismo e outras áreas relacionadas.

Aluna representando seus sentimentos sobre o bairro em que vive

A construção de mapas afetivos pode ser uma ferramenta valiosa em sala de aula para ajudar os alunos a desenvolver habilidades de pensamento crítico e criatividade. Algumas formas de utilizar os mapas afetivos na educação incluem:

- Estudo de comunidade: Os alunos podem criar mapas afetivos de sua comunidade para entender como as pessoas se sentem em relação a diferentes áreas e como as percepções das pessoas podem afetar suas decisões e comportamentos.

- Análise histórica: Os alunos podem criar mapas afetivos de uma região ou lugar em diferentes períodos históricos para entender como as percepções das pessoas mudaram ao longo do tempo.

- Projetos interdisciplinares: Os alunos podem trabalhar em grupo para criar mapas afetivos como parte de projetos interdisciplinares que abrangem temas como geografia, história e ciências sociais.

- Desenvolvimento de escrita: Os alunos podem usar mapas afetivos como uma forma de expressar suas opiniões e sentimentos sobre um determinado lugar ou região, como uma forma de desenvolver habilidades de escrita.

- Estudo de idiomas: Os alunos que estão aprendendo uma língua estrangeira podem utilizar os mapas afetivos para praticar expressões e vocabulário relacionado a lugares e sentimentos.

Os mapas afetivos podem ser uma forma divertida e interativa para ensinar conceitos geográficos e habilidades críticas, e ajudar os alunos a se relacionarem com o mundo ao seu redor de uma maneira mais significativa.

Mapa elaborado no Qgis a partir da coleta de dados dos Mapas Afetivos elaborado pelos alunos 

Após a elaboração de mapas afetivos, os professores e alunos podem desenvolver várias discussões interessantes para aprofundar o entendimento sobre o assunto. Alguns exemplos incluem:

- Comparação entre as percepções dos alunos com as percepções de outros grupos de pessoas, como residentes locais, turistas ou outros grupos de estudantes;

- Análise das diferenças e semelhanças entre as percepções dos alunos sobre diferentes áreas ou lugares
Discussão sobre como as percepções das pessoas podem afetar suas decisões e comportamentos, como por exemplo, escolhas de moradia, de lazer, de trabalho, entre outras;

- Discussão sobre como as percepções das pessoas são formadas e como elas podem ser mudadas
Análise dos impactos das mudanças urbanas, como a construção de novos edifícios ou a revitalização de áreas antigas, na percepção das pessoas sobre um lugar;

- Discussão sobre as implicações dos mapas afetivos para a política pública e planejamento urbano e regional.

Essas discussões podem ser usadas para ajudar os alunos a desenvolver habilidades críticas, pensamento criativo e capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, os mapas afetivos podem ser uma forma de conectar o conhecimento teórico com a vida real e permitir que os alunos vejam a relevância dos conceitos que estão aprendendo.



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