Nesta semana o blog Projeto Geografando abordará o processo de formação do espaço no continente americano. Neste primeiro texto, vamos evidenciar às características gerais e a regionalização do continente que possui a maior amplitude latitudinal do nosso planeta.
O continente americano, o segundo mais extenso do mundo, apresenta cerca de 42 milhões de quilômetros quadrados. Ele se estende no sentido latitudinal desde o oceano Glacial Ártico, ao norte, até quase cerca de mil quilômetros da Antártida, no extremo sul da Terra. A distância em linha reta entre os dois pontos extremos do continente americano é superior a 15 mil quilômetros. Trata-se do continente de maior extensão territorial ao longo dos meridianos.
Vista da cidade de Ushuaia, na Argentina. Esta é a cidade mais Austral (ao sul) do continente americano e do planeta |
Esse continente é separado dos demais pelos dois grandes oceanos que o circundam: o Atlântico (a leste) e o Pacifico (a oeste). Do ponto de vista físico ou natural, a América é constituída por duas grandes porções continentais: uma ao norte, a América do Norte, e outra ao sul, a América do Sul.
Entre essas duas porções continentais existe uma estreita faixa de terra, denominada istmo e que, juntamente com as Antilhas, forma a América Central, constituída por uma parte continental e uma parte insular.
Você poderá a continuar a série de posts sobre a América nas publicações recomendadas logo abaixo. Se você gostou do conteúdo, deixe seu comentário. Seu feedback é muito importante para a continuidade do blog.
Fonte: Geografia: homem e espaço
Fonte: Geografia: homem e espaço
Nenhum comentário:
Postar um comentário