Os 10 maiores desertos do mundo - Projeto Geografando

Post Top Ad

29 agosto 2017

Os 10 maiores desertos do mundo


Um deserto é caracterizado como uma área cuja paisagem recebe uma quantidade de chuvas bastante pequena ao longo do ano. Esta terra é principalmente estéril, uma vez que as condições do clima seco tornam a vida animal e vegetal hostil. No entanto, estima-se que cerca de um terço da superfície terrestre da Terra seja árida ou semi-árida. Os desertos são classificados de acordo com a quantidade de chuva que cai, as causas da desertificação, a temperatura atual e a localização geográfica deles. Animais e plantas que vivem em desertos têm adaptações especiais para ajudá-los a sobreviver ao ambiente difícil e hostil. Da mesma forma, por muitas gerações, as pessoas também se esforçaram para ocupar regiões desérticas. Embora muitos dos maiores desertos do mundo sejam caracterizados por calor e areia, os maiores desertos do planeta vão te surpreender.

10º - DESERTO DA GRANDE BACIA 791.797 km²


O deserto da Grande Bacia é o maior deserto dos Estados Unidos da América. Abrange uma área de aproximadamente 791.797 km². Faz limite com as Montanhas Rochosas a leste, a Sierra Nevada a oeste e os Desertos de Sonoran e Mojave ao sul, enquanto o Planalto de Columbia faz fronteira ao norte. Este é um deserto frio com precipitação de 150 a 300 milímetros por ano. O clima é caracterizado por extremos: verões secos e quentes e invernos nevados e frios.

9º - DESERTO DA SÍRIA 836.858 km²


Este deserto é uma combinação de um verdadeiro deserto e uma estepe. Está localizado no norte da Península Arábica na região da Síria . Ele ocupa cerca de 836.858 km². O deserto é plano, mas muito rochoso. A paisagem foi formada por fluxos de lava provenientes de atividades vulcânicas na região de Jebel Druze na Síria. O deserto da Síria abrange partes da Síria, Jordânia , Iraque e Arábia Saudita.

8º - DESERTO DA PATAGÔNIA 997.793 km²


Este é o maior deserto da América do Sul , ocupando uma área de 997.793 km². Está localizado principalmente na Argentina, embora algumas partes se estendam para o Chile . A Patagônia é delimitada pelo Oceano Atlântico ao leste e pela Cordilheira dos Andes a oeste. É um deserto de inverno frio, com temperaturas raramente ultrapassando os 12 graus Celsius e a média é de apenas 3 graus Celsius. O deserto é relativamente ventoso devido ao ar descendente da Cordilheira dos Andes.

7º - GRANDE DESERTO DE VITÓRIA 1.041.245 km²


O Grande Deserto Vitória, com suas características numerosas colinas de areia, é o maior deserto da Austrália, ocupando cerca de 1.041.245 km². Ele se estende das Gawler Ranges do Sul da Austrália para a região Eastern Goldfields, na Austrália Ocidental . As tempestades são muito comuns neste deserto, com uma média de cerca de 15-20 tempestades por ano. Durante o inverno, as temperaturas no Grande Deserto Vitória caem para cerca de 20 graus Celsius, enquanto durante o verão a temperatura varia entre 32 a 40 graus Celsius. A precipitação é de forma errática ano a ano e baixa em geral, tipicamente variando de 200-250 mm por ano.

6º - DESERTO DO KALAHARI 1.448.409 km²


Esta é uma vasta savana semi-árida no sul da África. O Kalahari cobre 1.448.409 km². Abrange partes da Namíbia , Botswana e África do Sul. O deserto tem grandes áreas cobertas de areia vermelha sem drenagem de águas superficiais permanentes. Existem algumas áreas que são inundadas sazonalmente, vales secos e salinas. O Okavango é o único rio permanente, que flui para um delta no noroeste.

5º - DESERTO DE GOBI 1.609.344 km²


Localizado na Ásia, abrange partes do noroeste e norte da China, e se estende para o sul da Mongólia. Ele ocupa cerca de 1.609.344 km² de superfície terrestre. O Gobi é denominado como "deserto da sombra da chuva", como está no lado sotavento do Himalaia, as nuvens ficam impedidas de atravessar a cordilheira, onde as grandes precipitações (monções) castigam a Índia . A maior parte da superfície do Gobi não é majoritariamente arenosa, mas a rocha é bastante exposta.. É um deserto frio e a neve ocasionalmente vai se acumular nas dunas.

4º - DESERTO DA ARÁBIA 3.749.771 km²


Este deserto está localizado na Extremidade da Ásia Ocidental, abrangendo a maior parte da Península Arábica. Com uma superfície terrestre de cerca de 3.749.771 quilômetros quadrados, envolve muito do Iêmen , do Golfo Pérsico, Omã , Jordânia e Iraque. Seu centro, Rub 'al-Khali,  forma o maior corpo contínuo de areia do mundo. O clima é muito seco, as temperaturas durante o dia dá a impressão de um calor infernal, enquanto à noite o frio é congelante. A precipitação anual é de cerca de 100 mm em média, mas as áreas mais secas recebem apenas 30-40 mm de chuva por ano.

3º - DESERTO DO SAARA 14.484.096 km²



Este é o terceiro maior deserto, e o maior "deserto quente" do mundo. Ocupa uma área superficial de cerca de 14.484.096 km². Este deserto compreende a maior parte da terra no norte da África, excluindo as regiões férteis do Magrebe, às Montanhas Atlas e a região costeira adjacente ao Mar Mediterrâneo. A maior parte do deserto é composta por rochas, grandes áreas terrestres cobertas de dunas de areia. A superfície da terra está sendo constantemente remodelada pelos ventos e, muito menos freqüente, pela precipitação extremamente baixa e rara. A parte central do deserto é denominada "hiper-árida", e não há vegetação que cresça lá como resultado da precipitação praticamente inexistente. A maioria dos rios são intermitentes e sazonais. A principal exceção é o Nilo, que é o rio principal do deserto.

2º - ÁRTICO 22.048.012 km²


O Deserto Ártico é o segundo maior deserto do mundo. A região do Ártico consiste num vasto oceano de gelo coberto por neve – sendo que sua área é de aproximadamente 22.048.012 km². O clima ártico é caracterizado por invernos frios e verões frescos. A precipitação vem sob a forma de neve e é escassa; a maior parte da área recebe menos de 50 centímetros por ano. A temperatura média no inverno é de -40°C, sendo que a temperatura mais baixa já registrada é de aproximadamente -68°C.

1º - ANTÁRTIDA 22.530.816 km²


A Antártica é considerada o continente mais extremo da Terra, e está localizada sobre o Pólo Sul. Em média, é o continente mais seco, mais ventoso e mais frio da Terra, ao mesmo tempo que tem a maior elevação média em relação a qualquer outro continente. A totalidade da Antártica é um deserto com uma precipitação anual de menos de 200mm. As temperaturas geralmente são muito frias e podem cair tão baixas quanto -89 graus Celsius no inverno, e até -15 graus Celsius no verão, em alguns lugares costeiros. Por esse motivo, não há residentes permanentes lá. Os residentes temporários, que variam de 1.000 a 5.000 ao longo do ano, consistem principalmente de pesquisadores científicos e seu pessoal de apoio. O deserto antártico abrange uma área total de cerca de 22.530.816 km².

Nenhum comentário:

Post Bottom Ad